Maria Abadia é a moradora mais velha da instituição onde quatro idosos morreram com suspeita da doença. Segundo a Secretaria de Saúde, 11 moradores estão com o vírus, sendo que 7 estão internados em UTIs.
Uma idosa de 102 recebeu alta do hospital depois de ficar duas semanas internada com Covid-19, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Maria Abadia é a moradora mais velha do abrigo de idosos que tem um foco da doença nas últimas semanas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou, na quarta-feira (2), que dos 76 moradores, 65 testaram positivo e 8 funcionários foram infectados.
A idosa recebeu alta na última terça-feira (1º) e deixou o Centro de Internação Norma Pizzari Gonçalves segurando um certificado de reconhecimento por ter vencido o coronavírus. Segundo a direção do Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira da Silva, Maria já retornou para a instituição e permanece em isolamento.
Maria Abadia recebeu alta depois de duas semanas internada com Covid-19 em Anápolis, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
A SMS confirmou quatro mortes de idosos do abrigo. Dois óbitos foram confirmados pela secretaria tendo como causa a Covid-19, enquanto outros dois aguardam laudos finais. A diretora do abrigo, Roselaine Cardoso, disse que todos os moradores e os 27 funcionários foram testados.
A imunização de todos os moradores e funcionários aconteceu há mais de 50 dias, segundo a diretora da casa. O infectologista Marcelo Daher explicou que a vacina é eficaz e, por isso, a maioria apresenta apenas sintomas leves.
“A vacina, principalmente a Coronavac, tem uma proteção de 50%, então a tendência é que 50% das pessoas vacinadas se protejam e os outros 50% podem ter. A gente sabe também que a vacina é para diminuir a gravidade da doença, e não evitar a infecção”, disse.
Segundo a instituição, esses funcionários estão isolados em casa. Já os idosos que não foram contaminados seguem no abrigo, separados dos demais.
Por: Portal Forte News**Com informações do G1 GO
Comments