Um bebê de aproximadamente um mês de vida foi abandonado no Hospital e Maternidade São Judas Tadeu, no Parque Anhanguera, na capital goiana. A criança estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, no entanto, nem a mãe ou qualquer outro familiar compareceu para buscar o menino.
A criança foi amparada pelo Conselho Tutelar, neste sábado (23/9) e deve ser encaminhada a um abrigo de Goiânia. O bebê nasceu na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e teve de ser transferido ao Hospital São Judas Tadeu por conta de complicações. Ele estava internado em razão da gravidade do quadro de saúde, mas recebeu alta neste sábado.
Como nenhum familiar da criança apareceu, coube à conselheira Alba Dourado buscar o bebê e prestar os primeiros atos de assistência social após a alta. Durante o período, outros conselheiros tutelares chegaram a tentar contato com a família, mas não houve retorno. De acordo com a conselheira, foi feita a busca ativa dos familiares, no entanto, o caso será encaminhado à Justiça.
Até que o Poder Judiciário decida o futuro do bebê, ele ficará em um abrigo onde receberá todo o suporte. “Ele vai receber todo o cuidado, com assistente social e psicólogos até a decisão judicial para levá-lo a uma família extensa que seja acolhedora ou a própria família”, destacou ela.
Apesar da turbulência inicial, Alba destaca que o menino teve a saúde restabelecida e está bem. Contudo, por estar sem os pais, o bebê sequer foi registrado.
Fonte:g1 Goiás.
Comments