top of page
Foto do escritorPor: CARLOS da ÚNICA

Audi repete a Ford? Empresa vai fechar fábrica no Brasil? Veja o [Vídeo]

A marca das quatro argolas também interrompeu sua produção no Brasil. Diz que só volta se o governo federal acertar o calote que deu nos alemães


A Audi interrompeu no ano passado a produção do A3 e do Q3 (foto: Audi | Divulgação)

Quando a Ford anunciou que está fechando suas fábricas no Brasil, muitos perguntaram: mas Mercedes e Audi também não estão?


Quanto à Mercedes, ela não vai fechar, ela já fechou (em dezembro) a fábrica que inaugurou em 2016 em Iracemápolis, no interior de SP, para fazer jus aos incentivos do plano Inovar Auto anunciado por “Dona” Dilma em 2012.

Em relação à Audi, ela não vai fechar fábrica nenhuma pelo simples motivo de ela não ter mais fábrica no Brasil. Como assim? Boris Feldman explica em vídeo:



A Audi foi sócia da VW numa fábrica em São José dos Pinhais, ao lado de Curitiba, para a produção conjunta do Golf e A3. Mas encerrou a produção do A3 hatch em 2006 e vendeu sua parte na fábrica para a Volkswagen. Na verdade, uma composição interna, pois ambas pertencem ao Grupo VW. Mas são empresas distintas.


E daí para frente, passou a apenas importar carros para o nosso mercado. Entretanto, em 2012, diante das vantagens oferecidas pelo plano Inovar Auto que levaram Mercedes, BMW e Jaguar Land Rover a instalar fábrica no país, a Audi tomou mesma decisão.

Com uma diferença: ela não investiu numa fábrica, só combinou com sua “prima” VW , em 2016, voltar a utilizar a mesma linha do A3 Hatch para voltar a produzir no Paraná. Desta vez, o A3 Sedã e o SUV Q3.

Mas, não se passa a produzir dois novos modelos numa fábrica sem investimentos em ferramental, treinamento, engenharia, desenvolvimento de fornecedores de autopeças e mais uma pilha de ajustes e acertos.


Fábrica paranaense não produz mais veículos Audi, mas segue em operação

A Audi interrompeu no ano passado a produção do A3 e do Q3. Poderá voltar a fabricá-los aqui, mas a matriz só autoriza os investimentos, que não são pequenos, se o governo acertar o calote de quase 200 milhões de reais que deve para a Audi em créditos gerados exatamente por ter aderido ao Inovar Auto de “Dona” Dilma.

Os alemães disseram que chega de levar calote no Brasil. Então, se receber a grana, a Audi volta a fabricar no Paraná. Caso contrário, faz como a Ford: torna-se uma simples importadora. E a fábrica de São José dos Pinhais volta a ser operada unicamente pela Volkswagen.



Comments


Mais Notícias

bottom of page