Novas oportunidades foram abertas para quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de maneira gratuita. Nessa etapa serão oferecidas nada menos que cinco mil vagas pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran – DF).
As inscrições para obter sua CNH grátis será feita direito no site do órgão (portal.detran.df.gov.br), entre os dias 15 de fevereiro a 16 de março. Os participantes serão selecionados logo depois do encerramento das inscrições. De acordo com o Detran do DF, o inscrito será avaliado em duas categorias: na de Cidadão Habilitado ou Estudante Habilitado.
É válido destacar que todo o processo para tirar a habilitação ocorrerá no Distrito Federal, sendo impossível transferir para outro ente da federação.
Categorias
Dividida em duas categorias, a Cidadão Habilitado terá 40% das vagas, enquanto a categoria Estudante Habilitado terá 60% das vagas. Veja a divisão das categorias e quantidades de vagas:
Primeira CNH na categoria “A” ou “B” – 40%;
Adição das categorias A ou B – 20%;
Alteração para as categorias C, D ou E – 20%;
Renovação da CNH – 10%;
CNH definitiva – 10%.
De caráter obrigatório
O candidato deve ficar atento quanto aos requisitos, pois cada categoria exige diferentes comprovações. No caso da categoria Cidadão Habilitado, é liberado a inscrição de beneficiários que estejam inclusos em programas sociais e pessoas com deficiência (PcD). Além disso é necessário ser maior de 25 anos e estarem ativos no Cadastro Único.
Confira os requisitos:
Saber ler e escrever;
Residir no DF há pelo menos 2 anos;
Não ter sofrido nenhuma penalidade decorrente de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima, nos últimos 12 meses antes da inscrição;
Ter CPF e RG;
Ser maior de 18 anos;
Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Na categoria do Estudante Habilitado, o candidato precisa ser maior de 18 anos e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista em escolas particulares.
Por: Portal ForteNews *Do brasil123
Opmerkingen