Osvaldo José Seabra Júnior, conhecido como Osvaldo Cabal (PL), é o vereador que tomou posse em Ceres, na região central de Goiás, mesmo sendo foragido da Justiça. Aos 39 anos, ele é empresário e tem um mandado de prisão preventiva em aberto desde 26 de novembro de 2024, conforme o Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões.
Cabal é investigado na Operação Ephedra, conduzida pelo Ministério Público de Goiás em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, por envolvimento em tráfico de rebite e outras drogas. Apesar disso, ele assumiu o cargo na Câmara Municipal de Ceres no dia 1º de janeiro.
O g1 tentou contato com Osvaldo, mas não obteve resposta até a última atualização desta matéria. A reportagem também solicitou um posicionamento do Partido Liberal (PL) na noite de sexta-feira (3), mas não recebeu retorno até o momento.
Nascido em Ceres no dia 25 de dezembro, Osvaldo foi eleito com 427 votos no primeiro turno das eleições, realizadas em 3 de outubro de 2024. Ele possui ensino médio completo e, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem bens avaliados em R$ 323.132,30, incluindo terrenos em Ceres e Rialma.
Posse
Na última sexta-feira, o Ministério Público Eleitoral solicitou a investigação da posse de Osvaldo, que ocorreu de forma individual, sem a presença dos demais vereadores eleitos. A Câmara Municipal de Ceres informou ao g1 que a cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos para a gestão 2025/2028 aconteceu no dia 1º de janeiro de 2025, às 10h, no Centro Cultural de Ceres.
Segundo a Câmara, Osvaldo se ausentou da cerimônia, mas compareceu pessoalmente à Câmara Municipal às 15h58 do mesmo dia, sendo empossado como vereador, já que estava diplomado pela Justiça Eleitoral e apto a assumir o cargo.
A Câmara Municipal de Ceres comunicou oficialmente o caso ao Ministério Público Eleitoral e já enviou as informações solicitadas pelo órgão. Anteriormente, a Câmara havia informado ao g1 que não recebeu qualquer comunicação da Justiça, Ministério Público ou polícia sobre impedimentos à posse de Osvaldo, e, por isso, cumpriu a determinação legal e empossou o vereador.
Com Informações do G1
Quanto a posse.....
Que avacalhação !
Que Pais é ESSE ???