top of page

Covid: Goiás registra menor taxa de ocupação de UTIs desde janeiro

Estado, que chegou a ter todos os leitos ocupados na rede estadual de saúde, está com média móvel de 68% de ocupação nesta quarta-feira


O estado de Goiás registrou, nesta quarta-feira (25/8), a menor taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Covid-19, na rede estadual de saúde, desde janeiro deste ano.

Com uma média móvel de 68%, no decorrer do dia, o índice só é maior que o registrado no dia 17/1, conforme os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

O índice mínimo registrado nesta quarta chegou a ser de 64%, também o menor desde janeiro. Desde então, Goiás vivenciou o aumento da demanda por leitos de UTI, com pico registrado em março, e chegou a liderar a taxa de ocupação entre todos os estados do Brasil.


Nas últimas semanas, conforme o gráfico do painel eletrônico atualizado pela SES-GO, a média móvel da ocupação dos leitos apresenta tendência de redução. O último pico, em curva ascendente, foi registrado nos dias 28 e 29 de julho, quando chegou a 86%. A partir de então, a curva apresentou tendência oposta.

A rede estadual de saúde em Goiás possui 587 leitos de UTI para atender pacientes adultos com Covid-19. Em janeiro, por exemplo, o estado possuía em torno de 250 leitos para atender pacientes com a doença.


O número foi atingido no decorrer deste ano, conforme o aumento da demanda. Em março, Goiás chegou a ter 384 pessoas em estado grave, aguardando por um leito de UTI. Durante o pico da pandemia, o estado registrou ocupação máxima das vagas disponíveis.

O dados desta quarta-feira, às 11h, mostravam uma fila de oito pessoas adultas com Covid-19, à espera da regulação para um leito de UTI e uma criança à espera de leito pediátrico. Em relação à demanda por enfermaria, nesta quarta, existiam, no mesmo horário, 14 pessoas adultas e quatro crianças aguardando.


Números da pandemia e da vacinação

Goiás já registrou 805.811 casos de Covid-19, desde o início da pandemia. Desse total, 22.230 pessoas faleceram em decorrência da doença, com uma taxa de letalidade de 2,76%.

O estado avança na vacinação, que já atinge a população com 18 anos em várias cidades. Até então, 3,9 milhões de goianos já receberam a primeira dose de alguma vacina contra a Covid e 1,6 milhão já recebeu as duas doses ou a dose única.


Em termos de cobertura vacinal, 55,83% da população do estado já recebeu a primeira dose e 23,13% já completou a imunização. O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou nesta quarta que a dose extra em idosos começará a ser aplicada a partir da próxima semana.


Por: Portal Forte News**Com informações metropoles




Comments


Mais Notícias

bottom of page