Dos 246 municípios goianos, 120 estão em situação de alto risco para a doença
Somente em 2022, o estado de Goiás registrou quase 49 mil casos de dengue. O número é 270% maior que o marcado no mesmo período do ano passado. Dos 246 municípios goianos, 120 estão em situação de alto risco para a doença.
Na capital, em 2022, houve uma elevação de 1.500% no número de registros de dengue e a cidade decretou situação de emergência, assim como Caldas Novas, principal destino turístico do estado.
Campanha de conscientização
A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e o seu controle depende da eliminação dos focos do inseto. Ele se reproduz em água parada e limpa.
O secretário estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, afirmou que está sendo feita uma campanha junto aos municípios para conscientização das pessoas. Um estudo se vê em andamento para punir as pessoas que não realizarem a limpeza dos quintais e das casas para impedir a proliferação do mosquito.
Outra doença transmitida pelo mosquito Aedes Agypti e que preocupa as autoridades locais é a Chikungunya. Só neste ano, já foram confirmados 2.246 casos, quase o dobro do total registrado em todo o ano passado.
SIGA NOSSO INSTAGRAN
Fonte: metropoles
Comments