Morreu em confronto com a Polícia Militar (PM) o foragido Michel Oliveira da Costa, de 27 anos. O jovem fugiu do presídio de Trindade, no último domingo (15), junto com outros 13 presos, através de um buraco no teto. A morte dele foi confirmada pela Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (Dgap) no final da tarde desta segunda-feira (15).
A PM informou que, durante a tentativa de recapturar Michel, foi recebida por disparos de arma de fogo, sendo necessário revidar a agressão. Uma arma de fogo calibre 38 foi apreendida.
De acordo com a DGAP, além da morte de Michel, nesta mesma tarde, a polícia conseguiu recapturar o fugitivo Wayny de Souza Barbosa. Ele cumpria pena por crime de furto e Michel por homicídio.
Forças de segurança seguem nas buscas pelos outros fugitivos. Informações sobre eles podem ser repassadas de forma anônima por meio de ligação para o 190, da Polícia Militar, 197, da Polícia Civil, e pelo 181, do Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública, além do (62) 99858-4776, da Polícia Penal.
A diretoria penitenciária divulgou uma lista com os nomes dos foragidos e os crimes pelos quais respondem (veja ao final da reportagem). O g1 não conseguiu contato com a defesa deles até a última atualização desta reportagem.
Entenda o caso
Os 14 detentos escaparam do presídio por meio de um buraco no telhado na madrugada de domingo (15). Um dos foragidos foi recapturado ainda pela manhã do mesmo dia. Em um vídeo, ele contou que cada um dos fugitivos pagou R$ 10 mil via PIX para um policial penal e um vigilante temporário, que facilitaram a fuga.
“ [ O PIX foi feito ] na hora do banho de sol, o último sol cedo [ antes da fuga ]. A bigorna da porta da cela não estava fechada, aí os meninos foram e tiraram o ferro que fica na telha, tiraram as telhas, subiram e foi embora”, diz o detento.
O funcionário temporário, que trabalha no órgão desde 2020, e o policial penal de carreira, que atua desde 2017, foram presos em flagrante. Na tarde desta segunda (16), os dois passaram por audiência de custódia e vão continuar presos, dessa vez, de forma preventiva.
Ao g1, a defesa do policial penal informou que vai provar a inocência do cliente. A advogada Gislane Batista de Carvalho afirma que não existem provas contra o servidor e que vai solicitar as câmeras de segurança do local para provar sua versão.
A reportagem não localizou a defesa do vigilante temporário.
Veja quem são os fugitivos do presídio
Adriano de Oliveira Sousa - Roubo
Anderson Lorran Aires de Sousa - Receptação
Antero Marques da Silva - Furto
Deivid Rodrigues Passos - Tráfico de entorpecentes
Fábio Gomes de Oliveira - Roubo
Henrique Júnior da Rocha Serrão - Roubo
Ítalo Kaique Araújo da Silva - Homicídio
Keilysson Phelipe Santos de Souza - Homicídio
Matheus dos Santos - Roubo
Michel Oliveira da Costa - Homicídio (morto em confronto com a PM em 16/10)
Rodrigo da Silva Santos - Roubo
Thiago Mariano da Silva - Tráfico de entorpecentes
Wayny de Souza Barbosa - Furto (recapturado em 16/10)
Fonte: g1 Goiás.
Comentarios