Cerca de 500 Centros de Formação de Condutores poderão, por conta própria, estabelecer contratos com empresas capazes de oferecer o conteúdo por meio da internet.
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) autorizou, na terça-feira (5), a realização de aulas remotas dos cursos teóricos e especializados do órgão. Cerca de 500 Centros de Formação de Condutores (CFCs) poderão, por conta própria, estabelecer contratos com empresas capazes de oferecer o conteúdo por meio de Plataforma de Educação à Distância (EAD). As aulas presenciais estão suspensas desde o início da pandemia da Covid-19.
Segundo o órgão, alunos e profissionais deverão realizar validação biométrica facial para terem acesso às aulas. O Detran-GO ainda não explicou como será feita a coleta destes dados e os custos dessas operações. A proposta é que os instrutores possam ministrar as aulas de casa ou da auto-escola que ministra aulas teóricas, sem perder de vista as medidas de prevenção. O Detran-GO pretende fazer um credenciamento de empresas que tenham capacidade de prestar os serviços digitais à distância para os CFCs. A medida foi autorizada por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O conteúdo, a carga horária e duração das aulas devem obedecer os mesmo critérios estabelecidos para as aulas presencias, conforme prevê a legislação. Os cursos teóricos são pré-requisitos para a obtenção da primeira habilitação, reciclagem de condutores e atualização de permissionários.
Por Millena Barbosa, TV Anhanguera
Comments