top of page

Epidemia avança: DF ultrapassa marca de 200 mortes por dengue em 2024



O Distrito Federal ultrapassou a marca de 200 mortes por dengue em 2024. De acordo com dados do InfoSaúde, portal de informações da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), atualizado às 14h13 desta segunda-feira (1º/4), a capital federal já confirmou 205 mortes pela doença no ano.

Outros 55 óbitos estão em investigação. Desde a notificação, a pasta tem um prazo de 60 dias para confirmar se a morte do paciente foi por dengue ou não.


Ainda de acordo com o portal, outros 52 óbitos estão em investigação e mais de 190,9 mil casos prováveis já foram registrados.

Segundo a SES-DF, a dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O vírus é transmitido pela picada da fêmea, um mosquito urbano e diurno que se reproduz em depósitos de água parada.


O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos. “O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, assim, para a maior disseminação da doença. Por esse motivo, é importante evitar água parada, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente”, explica a pasta.

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta > 38°C.

Dor no corpo e articulações

Dor atrás dos olhos.

Mal-estar.

Falta de apetite.

Dor de cabeça.

Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.

Fonte: metropoles


Comments


Mais Notícias

bottom of page