Antes, a previsão era de 140 mil doses. Após acordo entre governo federal e estados, número foi reduzido para que Amazonas possa receber mais vacinas devido ao colapso do sistema de saúde.
Goiás deve receber 65,5 mil doses da vacina contra a Covid-19 da Oxford/AstraZeneca neste final de semana. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), antes, o estado receberia 140 mil doses, no entanto, a redução foi anunciada neste sábado (23), após um acordo com o Ministério da Saúde (MS), que pretende reforçar a vacinação no Amazonas devido ao colapso na saúde em Manaus.
“O Ministério nos informou, inicialmente, que devem chegar para Goiás cerca de 65 mil doses, pois foi feito um acordo entre os estados para que um número maior de doses fosse encaminhado para o Amazonas - devido”, disse a Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) liberou na tarde deste sábado (23), às 14h18, as doses da vacina Oxford/AstraZeneca para serem entregues ao Ministério da Saúde e, em seguida, distribuídas no Brasil. A carga vinda da Índia passou por um processo de análise de segurança desde a madrugada. O procedimento é uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A previsão é que as vacinas cheguem a Goiás no final da manhã de domingo (24). Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) informou que o estado deve usar todas doses de AstraZeneca que receber de imediato. Segundo ele, a segunda dose dessa vacina só é aplicada após três meses, então, todas que chegarem podem ser usadas imediatamente, com exceção da reserva de 5%.
Grupos prioritários
Até a última atualização desta reportagem, o Ministério da Saúde ainda não havia informado se a aplicação da AstraZeneca seguirá os grupos que já estão sendo imunizados com a CoronaVac. “Estamos aguardando a nota técnica do Ministério da Saúde que deve sair de hoje para amanhã, deixando claro quais grupos que deverão ser continuados nessa nova etapa”, disse Flúvia Amorim.
Segundo diretrizes do MS e da SES-GO divulgada anteriormente, devem ser vacinados contra a Covid-19, com prioridade:
Profissionais da saúde;
Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);
Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência e residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
População indígena vivendo em terras indígenas.
Denúncia de 'furadas' de fila O Ministério Público de Goiás (MP-GO) tem acesso ao cadastro de pessoas vacinadas contra a Covid-19 no estado, desde sexta-feira (22), para cruzar os dados de quem recebeu a dose da CoronaVac com os nomes de quem está na lista do grupo prioritário nesta primeira etapa a fim de identificar as "furadas de fila" na campanha de imunização. Moradores podem denunciar o desvio de vacinas por meio do MP Cidadão ou pelo telefone 127. Segundo o órgão, quem desrespeitar as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde poderá ser responsabilizado por improbidade administrativa e infração sanitária. As penalidades poderão ser aplicadas em todas as pessoas envolvidas na irregularidade. Por: Giro da Revista - * G1 Goiás #revistaunika #teveunika #girodarevista #fortenews #sucom #aguaslindasdegoias #aguaslindas #águaslindas #aguaslindasgo #águaslindasdegoiás #aguaslindascity #aguaslindasgoias #aguaslinda #entornodf #regiãometropolitanadf #df #distritofederal #goiás #estadodegoiás #municípiosdoentorno #imprensadoentorno #agênciadenotícia #jornalentornodf #revistaentornodf
Comentarios