A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou uma lista com mais de dez municípios que estão passando por surto de diarreia aguda em Goiás. A doença tem sido causada por uma bactéria encontrada em amostras de água coletadas nos municípios onde a contaminação começou.
A contaminação pode ter sido causada pela presença de poços irregulares em terrenos particulares, informou a SES. No entanto, a unidade investiga se a contaminação pode estar em rios e em outras fontes de contaminação de água subterrânea, como lixões.
Os casos começaram a ser registrados em junho de 2024 nos municípios de Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre de Goiás. A SES informou que coletou amostras de água, que apresentaram uma bactéria chamada Escherichia coli. De acordo com a secretaria, isso torna a água imprópria para o consumo.
Cidades em surto
Campos Belos é a cidade onde há maior número de registros de diarreia aguda, com 1.130 casos identificados entre junho e agosto. Em todos os municípios em surto, foram registrados 2.363 casos da doença, de acordo com a SES (veja lista abaixo das cidades) .
A secretaria alertou ainda que é esperado um aumento nos casos de diarreia aguda entre os meses de agosto e setembro por conta do tempo seco.
Para evitar a contaminação, a SES orientou que é preciso lavar bem as mãos especialmente antes de se alimentar e depois de usar o banheiro; comer alimentos bem cozidos; consumir somente água tratada; e manter alimentos guardados em locais protegidos de insetos.
O g1 solicitou um posicionamento de todas as prefeituras de cidades mencionadas a respeito das medidas tomadas para conter surto, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Confira a lista dos municípios que estão em surto de diarreia aguda em Goiás:
Campos Belos
Cavalcante
Monte Alegre de Goiás
Fonte: g1 Goiás.
Comments