Goiás foi reconhecido como o estado mais digital do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). O estado ganhou o primeiro lugar na premiação que avalia a oferta de serviços públicos digitais.
Em entrevista ao g1, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, afirmou que, atualmente, o estado oferece quase 700 serviços diferentes de forma digital aos cidadãos. Goiás superou os estados do Rio de Janeiro (2º), Piauí (3º), Rio Grande do Sul (4º) e Bahia (5º). O ranking completo está no site da associação.
Entre os serviços digitalizados estão operações do Detran, serviços do Vapt-Vupt, a emissão de guias pela Secretaria da Economia e diversos outros processos que antes exigiam a presença do cidadão em órgãos públicos.
"O cidadão que está dentro de casa, a qualquer hora do dia ou do fim de semana, consegue acessar esses serviços", afirmou Adriano da Rocha Lima.
O secretário-geral de Governo explicou que a avaliação é feita com uma série de auditorias criteriosas conduzidas pela associação responsável pelo prêmio. O processo avaliou tanto a qualidade dos serviços digitais disponíveis para a população quanto a eficiência dos sistemas internos do governo.
Investimentos em tecnologia
Além de facilitar o acesso a serviços, o título de estado mais digital traz vantagens financeiras, conforme apontado pelo governo. Adriano da Rocha Lima destacou que estados bem posicionados no ranking têm maior facilidade em obter empréstimos para investimentos em tecnologia.
O secretário também ressaltou a importância de manter o empenho no desenvolvimento da tecnologia no estado. "Tecnologia é como andar de bicicleta: se você parar de pedalar, você cai. Então, esse prêmio deve servir como motivação para as pessoas, para a equipe e para o estado", afirmou.
De acordo com o secretário, um dos próximos passos do governo estadual é a ampliação de projetos de cidades inteligentes, que envolvem a integração tecnológica entre o estado e os municípios. "Elegemos três eixos: mobilidade urbana, segurança pública e sustentabilidade. É a aplicação da tecnologia para tornar as cidades mais digitais", explicou o secretário.
Fonte: g1 Goiás..
Comments