O Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva (IPVA) é um tributo pago todos os anos por proprietários de veículos. Você sabe quem tem obrigação de pagar o imposto anual? A resposta é simples, mas varia de estado para estado. Saiba tudo!
Os veículos com mais de 10 anos de fabricação têm isenção do IPVA 2021 nos seguintes estados: Roraima e Rio Grande do Norte. Vale destacar, ainda, estados que preveem isenção por um tempo maior:
15 anos: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
18 anos: Mato Grosso,
20 anos: Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
Em Santa Catarina, os veículos que são fabricados até 1985 são isentos do tributo. Em Pernambuco e Minas Gerais, há um sistema diferente na cobrança do IPVA, promovendo uma redução progressiva do valor do imposto.
A conta, vale destacar, é simples. O proprietário deve consultar o documento oficial do seu carro para verificar o ano de fabricação e fazer a conta referente à validade de cada estado citado acima.
No CRV ou CRLV, consta o “ano de fabricação” e o “ano-modelo”. Para cálculo do IPVA, é levado em conta o “ano de fabricação” para a avaliação do valor venal.
Lojistas, pessoas físicas e a tabela FIPE consideram o “ano de fabricação” para estabelecer uma referência de valor de mercado.
Calendário de pagamentos IPVA 2021
São Paulo
Sendo a Unidade Federativa mais populosa e com maior quantidade de veículos terrestres, o vencimento do calendário de pagamento será no dia 07/01. As informações a respeito do pagamento indicam uma diminuição nos valores da taxa, sendo em média 6,77% mais baratos, segundo a Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento.
Além desse desconto, se realizar o pagamento à vista em janeiro o proprietário do veículo garante um desconto de 3%. Há a possibilidade de parcelamento, porém sem o desconto citado. As parcelas serão divididas em janeiro, fevereiro e março.
A alíquota para o Estado de São Paulo, segundo a Tabela FIPE, é de 4% para veículos movidos a gasolina e biocombustíveis. Veículos que utilizam combustível alternativo, como álcool, gás ou eletricidade, ficam com a taxa de 3%.
Por: Giro da Revista - * do G1 Goiás
#revistaunika #teveunika #girodarevista #fortenews #sucom #aguaslindasdegoias #aguaslindas #águaslindas #aguaslindasgo #águaslindasdegoiás #aguaslindascity #aguaslindasgoias #aguaslinda #entornodf #distritofederal #goiás #estadodegoiás #imprensadoentorno #jornalentorno #revistaentorno
Comments