Plano inicial era fechar a Esplanada apenas às 5h da madrugada de sexta (30/12). Porém, às 16h30 de quinta (29), o local já estava fechado
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fechou o trânsito na Esplanada dos Ministérios por volta das 16h30 desta quinta-feira (29/12). O plano inicial, previsto no esquema de segurança para posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, era que o local fosse bloqueado às 5h de sexta-feira (30/12). Segundo a PM, a antecipação foi necessária devido ao ensaio para o evento da posse.
A princípio, a Esplanada só voltará a ser reaberta após 1º de janeiro, depois que Lula tomar posse.
O esquema do trânsito na capital federal durante o evento será organizado pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), o Batalhão de Trânsito Rodoviário (BPRV) em ação conjunta com o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).
A recomendação é que os presentes deem preferência ao uso do transporte coletivo e cheguem cedo. Quem for de carro ao evento, poderá estacionar no Setor Bancário Norte, Setor de Autarquias e Setor de Diversões.
Na madrugada de sábado (31/12), as vias N2 e S2 também serão fechadas. O bloqueio da S1 será a partir da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto. Os motoristas que estiverem na L2 Norte não poderão acessar a Esplanada. A liberação das vias para o trânsito de veículos está prevista para ocorrer somente após avaliação técnica, com a finalização do Festival do Futuro e dispersão do público.
O Metrô terá horário estendido no fim de semana, com funcionamento de 5h30 até 2h no sábado (31), e de 9h às 22h no domingo (1º/1), destacando que no domingo, a partir das 22h, somente a Estação Central estará aberta para embarque. A Secretaria de Mobilidade do DF (Semob) garantiu o transporte de ônibus à população até 4h do dia 2 de janeiro.
Praça dos Três Poderes
Em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quinta (29), o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, reforçou pontos sobre o controle de público que irá à posse de Lula, no próximo domingo (1º/1).
A orientação é de que o público chegue cedo. Além disso, todos os interessados em acompanhar a cerimônia de posso deverão passar por pontos de revista na área da Esplanada dos Ministérios.
Apenas 30 mil pessoas poderão ficar na área da Praça dos Três Poderes. Os cidadãos que queiram acompanhar a posse daquele local deverão chegar até às 12h30.
Fonte: metropoles.
Comments