top of page

Trabalho da Segurança Pública traz paz para o cidadão, diz Caiado

Governador apresenta dados que mostram queda dos índices em 11 modalidades criminais em 2023: 80% no latrocínio, 63% em roubo de cargas e 25% em roubo a propriedade rural


Caiado sobre queda da criminalidade: “Que daqui seis meses possamos voltar e apresentar dados ainda melhores, com patamares de queda” (Foto: Hegon Correa)

O governador Ronaldo Caiado enalteceu as ações das forças de Segurança Pública na redução da criminalidade no estado, em solenidade de divulgação dos indicadores criminais. O evento foi nesta terça-feira (18/07), na Academia de Polícia Militar, em Goiânia.


O balanço da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) referente ao primeiro semestre de 2023, comparado com o mesmo período do ano passado, mostra que das 15 modalidades registradas houve queda em 11, com destaque para redução de 80% nos latrocínios, que são os roubos seguidos de mortes.


Segurança Pública

“Esses dados são de pacificação. Mostra que o trabalho do Estado, da Segurança Pública, traz paz para o cidadão”, celebrou Caiado, que não economizou no reconhecimento ao empenho das forças de segurança. Segundo ele, outro ponto essencial foi a moralização do sistema prisional. “Só assim foi possível baixar a criminalidade, como estamos vendo. Vocês puseram regra. Lá dentro não é como antigamente”, pontuou.


Os resultados positivos, como ressaltou o governador, não devem acomodar, mas estimular um trabalho cada vez mais eficaz.


“Que daqui seis meses possamos voltar e apresentar dados ainda melhores, com patamares de queda. Esse é o objetivo do nosso governo: taxa zero em todos os índices de criminalidade, para que o cidadão possa viver com tranquilidade”, destacou Caiado.


O número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, caiu 12,3% no período – sendo que 128 municípios não registraram nenhum crime deste tipo em 2023. Entre os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), houve queda em todas as tipificações: roubo de carga (63%), roubo de veículos (34,1%), roubo a transeunte (29,7%), roubo a residência (28,3%) e roubo em comércio (23,4%). Desde 2019, Goiás não contabiliza roubo a instituição financeira.


Histórico

Além disso, 97 municípios goianos não registraram Crime Violento contra o Patrimônio neste ano.


“Fico muito feliz em participar dessa construção. É algo realmente histórico. É fato”, celebrou o titular da SSP, coronel Renato Brum. “A gente não vai mais falar de sensação de segurança. É segurança pública de forma efetiva, que existe na liberdade de ir e vir em nosso estado”, acrescentou o secretário.



“Tenho orgulho de dizer que sou do MPGO e tenho certeza que vocês também têm orgulho de dizer que são da PMGO. Integramos instituições respeitadas. A PM é séria, trabalha, é dedicada”, reforçou o procurador-geral em exercício, Marcelo André.


A segurança no campo é outra realidade traduzida pelos números da Secretaria de Segurança Pública. No primeiro semestre deste ano, o crime de roubos a propriedade rural caiu 25%, além de 15% de redução em furtos na zona rural.


Todas as categorias de Crimes Não-Violentos contra o Patrimônio também reduziram: furto a transeunte (27%), furto em residência (16%), furto de veículos (14%) e furto em comércio (9%).


Maiores quedas de crimes no 1º semestre de 2023

1) Latrocínio: 80%

2) Roubo de carga: 63%

3) Roubo de veículos: 34,1%

4) Roubo a transeunte: 29,7%

5) Roubo em Residência: 28,3%

6) Roubo em propriedade rural: 25%


Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comments


Mais Notícias

bottom of page