Francisco José de Camargo morreu aos 83 anos, após 14 dias internado em um hospital particular da capital. Cantor voltou aos estúdios para gravar música 'Matuto' – um tributo ao pai.
O cantor Zezé Di Camargo lançou um clipe em homenagem ao pai três meses após a morte dele, em Goiânia. Francisco José de Camargo morreu aos 83 anos, após 14 dias internado em um hospital particular da capital. O cantor voltou aos estúdios para gravar a música “Matuto” – um tributo ao pai (veja clipe acima).
O clipe foi lançado neste domingo (14), no Fantástico. Durante as gravações em um estúdio que fica na capital goiana, o cantor revelou que escreveu a letra da música dois anos atrás. Emocionado, ele disse que compôs a canção em uma madrugada e que já sabia que o cara em que ele se referia na letra era seu pai.
“Quando eu comecei a fazer essa música, numa madrugada lá em casa, a letra, eu falei: essa música... Quem que é esse cara que eu estou falando? Falei: esse cara é o meu pai. Eu vou fazer uma música para o meu pai, falando do meu pai, do que ele é”, contou.
A homenagem conta com a participação da dupla Lorena e Rafaela. Zezé explicou que havia apresentado a dupla mineira pela internet ao pai e que ele tinha gostado e pedido para que o apresentasse as cantoras. A dupla chegou a aceitar o convite do Seu Francisco – como era carinhosamente conhecido, mas ele se despediu antes.
“Meu pai tinha isso. Ele achava que eu tinha o poder de trazer todo mundo aqui na fazenda para cantar pra ele”, disse Zezé.
Fazenda e fama do pai
Apesar dos filhos famosos, Francisco Camargo só ficou conhecido nacionalmente em 2005, após o lançamento do filme “Dois Filhos de Francisco”, que contou a história dele e de sua família.
“O grande mérito do meu pai não foi o só fazer o nosso sucesso. O grande mérito do meu pai foi o sucesso que ele teve criando a família toda”, contou Zezé.
O cantor disse que comprou a fazenda É o Amor no começo da década de noventa. Por conta da agenda lotada de show, ao lado do irmão Luciano, sobrava pouco tempo para ele desfrutar do local, que fica no interior de Goiás. Com isso, era o seu Francisco que cuidava de tudo. Zezé recebeu a equipe de reportagem na fazenda e disse que encontra um pouquinho do pai em cada canto da propriedade. Os pais estavam na propriedade durante a pandemia.
“Essas árvores foi tudo ele que plantou. Ele estava muito bem aqui na fazenda. Estava andando comigo aqui, eu levava ele para pescar. Estava com uma certa dificuldade para andar, mas perfeito”, lembra o cantor.
Zezé Di Camargo deitado em rede conversando com a mãe na fazenda É o Amor, em Goiás — Foto: Zeze Di Camargo/Divulgação O cantor disse que, durante a última internação do pai, chegou a brincar que ele voltaria para casa e passaria o Natal junto da família na fazenda. “Ele foi piorando, eu até brinquei com ele: "pai, você vai passar o Natal com a gente lá na fazenda”. Ele falou pra mim assim: "É, meu filho, dessa vez eu acho que não. Acho que dessa vez eu não volto, não". E, realmente, cara”, lembrou emocionado. A viúva Helena Camargo morava em Goiânia, mas, após a morte do marido, mudou-se para a propriedade. “Eu sinto a tristeza porque ele foi embora. Mas lembro que ele viveu com alegria, né?”. Internações e morte Seu Francisco internou no dia 10 de novembro de 2020, após sentir dores no intestino. Quatro dias depois, ele precisou passar por uma cirurgia de emergência para estancar um sangramento no órgão. No dia, Zezé e Luciano estavam em Goiânia para acompanhar de perto a evolução do quadro. À época, o irmão dos cantores, Emanoel Camargo, disse que o pai havia começado a retirada dos sedativos no dia 18. Porém, ele teve nova piora. Seu Francisco morreu por causa de uma parada cardiorrespiratória e uma "instabilidade hemodinâmica no dia 23. Francisco José de Camargo Goiás — Foto: Cristina Cabral/O Popular Nos últimos anos, Francisco convivia rotineiramente com problemas de saúde e internações. Em março de 2018, ele ficou mais de um mês no hospital devido a uma pneumonia. Já em fevereiro de 2020, o idoso chegou a ser internado para tratar uma infecção decorrente de um enfisema pulmonar. Ele ficou oito dias hospitalizado. 2 Filhos de Francisco O filme “2 Filhos de Francisco” foi lançado em 2005 nos cinemas brasileiros e contou a história de vida da dupla Zezé di Camargo e Luciano e o esforço do pai para tornar a dupla famosa no mundo da música sertaneja. O ator Ângelo Antônio foi o responsável por viver o papel de Francisco. Já a atriz Dira Paes interpretou a esposa dele, Helena. Segundo sites especializados em cinema, o longa foi assistido por cerca de 6 milhões de pessoas e arrecadou aproximadamente R$ 34 milhões. Por: Portal Forte News **Com informações do G1 Goiás.
Comentarios